Na manhã desta sexta-feira (08), o prefeito Volmir Rodrigues, acompanhado dos secretários municipais, Alexandre Manoel da Rosa e William Borba, reuniu-se com representantes da Susepe, na sede da secretaria Municipal de Obras, para tratar do “Projeto de remição de pena por leitura, a partir da criação do acervo Ler: Um ato de liberdade”.
Em parceira com a Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul, a Susepe, através da agente penitenciária da Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME), Aliziane Kersting, desenvolveu o projeto que visa fomentar o incentivo a leitura entre os apenados: “Cada livro lido poderá resultar na diminuição da pena em quatro dias.
Os interessados poderão escolher uma obra, ler (ou pedir para alguém ler em voz alta), e em 30 dias fazer um resumo sobre essa obra, este que poderá ser por escrito, em desenho ou relato oral, e após transcrito pela equipe da Susepe”, ressaltou Aliziane Kersting.
O material será encaminhado para um juiz que, em conjunto com uma comissão, avaliará o conteúdo transcrito, se corresponde ou não ao livro escolhido, somente após essa verificação, é encaminhado os protocolos para diminuição da pena.
Participaram ainda da reunião, Aliziane Kersting – Agente Penitenciária Susepe e presidente da Comissão de Fomento a Leitura; Josué Dutra – Agente Penitenciário Administrativo; Fernanda Karling – Técnica Superior Penitenciária e Fabiana Lima – Coordenadora PAC da secretaria de Obras.