Na última sexta-feira (05), a Guarda Municipal de Sapucaia do Sul, realizou para os alunos do 6°, 7°, 8° e 9° ano, na EMEF Tiradentes, mais uma atividade educativa, abordando a “Violência contra a Mulher”, como pauta principal, diretamente com alunos e professores.
Diversos pontos a respeito da violência doméstica foram abordados, entre os principais, “Os Avanços Alcançados com a Lei Maria da Penha”, onde a Inspetora e Advogada Cinara Woiczekoski, e a Guarda Municipal Edinara Fagundes, explicaram detalhadamente as aplicações da lei, funcionamento e beneficiários. Na ocasião, foi explicado os tipos de violência e o ciclo de cada uma delas, o procedimento completo de uma “Medida Protetiva” e distribuído material educativo para cada um dos alunos e professores.
A Lei Maria da Penha nº 11.340/2006, completou 16 anos no dia 7 de agosto, e se tornou o principal meio de prevenção contra a violência. Ela cria mecanismos para prevenir a violência doméstica e familiar contra todas as mulheres independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, idade e religião, pois configura tal violência como crime. Além de apontar as formas de evitar e enfrentar, também estabelece as punições para esta agressão.
Segundo dados apurados pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos humanos, na primeira metade de 2022, foram realizadas 31.398 denúncias envolvendo violência contra as mulheres através da central de atendimento à mulher pelo número 180.
“A Guarda Municipal vem realizando esse trabalho de orientação e prevenção nas escolas, através do agendamento prévio junto a instituição”, salientou a Inspetora Cinara.
Saiba como pedir ajuda: Centro de Atendimento a Mulher – 180; Brigada Militar – 190; Guarda Municipal – 153 e Centro de Referência da Mulher – 3452 – 1838.