A prefeitura de Sapucaia do Sul, através da secretaria de Educação e secretaria de Cultura e Turismo, abriu oficialmente a Feira do Livro 2022, com o tema: “Ler é Cativar a Alma”. A feira vai até domingo (09), com lançamento de livros e publicações diversas, sessões de autógrafos, contação de histórias e muitas outras ações vão estar à disposição da população Sapucaiense.
O evento é promovido pela prefeitura municipal e tem como objetivo o fomento a cultura da leitura, a divulgação do conhecimento através dos livros e o incentivo às práticas culturais. A Feira do Livro 2022 está localizada na Praça General Freitas, na área central do município. A abertura oficial do evento contou com a participação do prefeito Volmir Rodrigues, secretários municipais, autoridades e a representação massiva de estudantes e da comunidade.
A Feira do Livro de Sapucaia do Sul tem como Patrono Luiz Coronel, nascido em Bagé, em 16 de julho de 1938 é professor, prosador, poeta, letrista, dicionarista, comunicador e palestrante. Entre 1965 e 1970, exerceu a magistratura em comarcas gaúchas.
Com mais de 70 obras, recebeu prêmios no Brasil, Espanha e México e tem edições traduzidas para o inglês e alemão. Desde 1996, publica semanalmente poemas na seção “Arte & Agenda” do jornal Correio do Povo.
A série de livros infantis “Coleção Esquilo” atingiu cem mil exemplares distribuídos em feiras do livro.
Sua obra principal localiza-se dentro da temática regional Gaúcha. Integrou o momento da música regional reconhecido como marco da reformulação de linguagem da Música Popular Gaúcha. Em 2012 foi patrono da feira do livro de Porto Alegre, somando-se até hoje com mais de vinte cidades que o elegeram patrono de suas feiras do livro.
Luiz Coronel é cidadão emérito das cidades de Porto Alegre e de Piratini. Dentre suas principais obras, destacam-se:
– Mundaréu
Pensamentos Azuis;
Os Retirantes do Sul;
Os Cavalos do Tempo;
Amor Seja Lá como For;
Clássicos do Regionalismo Gaúcho;
Dicionário Amoroso de Luiz Coronel;
Luiz Coronel, Um cronista inesperado;
A Revolução Farroupilha, entre outros.
A leitura estimula o raciocínio, a imaginação, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita. Na literatura, há uma ponte entre o indivíduo e o mundo construído pela narrativa.
Não perca! A Feira do Livro 2022 segue até o próximo domingo (09), na Praça General Freitas.