Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura de Sapucaia do Sul, por meio do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva e com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, promoveu uma capacitação especial para profissionais da saúde da cidade e das vizinhas Canoas, Esteio, Novo Hamburgo e São Leopoldo.
A capacitação, intitulada Atuação do Profissional da Saúde Frente à Gravidez na Adolescência, contou com a participação de diversos palestrantes que abordaram temas fundamentais para a atuação dos profissionais de saúde. Entre os tópicos, destacaram-se o panorama epidemiológico estadual e municipal sobre adolescência e gravidez, a atenção integral à gestação na adolescência e o enfrentamento de situações de violência.
Outro ponto central foi o cuidado oferecido às mães adolescentes com menos de 14 anos, contemplando o atendimento aos bebês e o suporte intersetorial às famílias. Também foi abordada a parceria entre a 1ª Coordenadoria de Saúde e os municípios para promover a gestão do cuidado com crianças e adolescentes, enfatizando o conceito de “Sementes que Protegem.”
Os participantes também discutiram o fluxo assistencial, incluindo procedimentos de interrupção legal da gravidez, com o apoio do Centro de Referência para Atendimento Infantojuvenil (CRAI).
A capacitação reforçou o compromisso das equipes de saúde com uma assistência acolhedora e integrada, essencial para atender de forma ampla e sensível às demandas das jovens mães e suas famílias.