A Prefeitura de Sapucaia do Sul iniciou hoje (11), por meio da secretaria de Saúde, a aplicação da segunda dose da vacina bivalente contra a Covid-19 em pessoas com mais de 60 anos e imunossuprimidos, acima de 12 anos, que tenham recebido a primeira dose desse imunizante há pelo menos seis meses. A medida segue a orientação recente do Ministério da Saúde.
Basta comparecer em qualquer unidade de saúde, apresentar RG, CPF e o último comprovante de vacinação contra a Covid-19. A vacina Bivalente é uma versão atualizada dos imunizantes já aplicados no país. Por isso, oferece maior proteção contra as variantes mais recentes do coronavírus.
O Brasil tem registrado novas variantes, por isso é fundamental que a população procure os postos de saúde para receber o imunizante, principalmente os grupos prioritários, como idosos e imunossuprimidos.
Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
Pessoas portadoras do HIV;
Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses igual ou superior a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais (para crianças, as doses de prednisona, ou equivalente, ≥ 2 mg/Kg/dia por mais de 14 dias até 10 quilos);
Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão;
Pessoas com imunodeficiências primárias;
Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise;
Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;
Pessoas com neoplasias hematológicas.