Matrículas Ensino Fundamental Regular – 1º ao 9ª Ano
Setor de Matrículas e Transferências da SMED
(51) 99271-1654
- Ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental: Alunos que ingressarão na rede Municipal – ocorre através da inscrição online no site da Prefeitura Municipal quando da publicação de Edital;
- Períodos das Inscrições por Edital – Janeiro e Outubro/Novembro;
- As vagas para matrículas no 1º ano, fora do período de Edital ou por transferência, são fornecidas pelo Setor de Matrículas e Transferências, junto a Secretaria Municipal de Educação;
- Público alvo: crianças que completarem 6 anos de idade até 31 de março;
- Matrículas/Vagas de 2º a 9º ano:
- De fevereiro a março – no mês fevereiro, a partir do retorno das atividades nas escolas municipais, as vagas de 2º a 9º ano são disponibilizadas diretamente nas escolas. A partir da primeira semana do mês de março até o mês de dezembro as vagas são disponibilizadas exclusivamente no Setor de Matrículas e Transferências;
- No mês de janeiro não são efetuadas matrículas por transferências de alunos na rede municipal.
Rematrículas:
A rematrícula é feita presencialmente na escola, por um dos responsáveis legais do aluno ou pelo próprio aluno, quando maior de idade. Momento de atualização dos dados cadastrais.
INSCRIÇÕES PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ANO LETIVO DE 2024
Em cumprimento ao Art. 5º, § 1º, inciso II da Lei 9.394/96 – LDBEN com alteração dada pela Lei nº 12.796/2013, a Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, torna público, em especial aos pais ou responsáveis, a abertura das inscrições online para matrícula no 1º Ano do Ensino Fundamental nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e de Educação Básica de Sapucaia do Sul, para o ano letivo de 2024.
O Processo de Inscrição será online e regido pelo EDITAL Nº 03/2023 – Ano Letivo 2024
Lista de Classificação Final dos Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, inscritos no período de 24/01/2024 a 07/02/2024 – Edital Nº 03/2023 – Ano Letivo 2024
Lista de Designação – 1º ano:
Da matrícula:
- A partir de 15/02/2024 as escolas farão o agendamento das matrículas junto aos pais/responsáveis, através do número de telefone informado na inscrição;
- Período de matrículas nas Escolas designadas – 16/02 a 20/02/2024;
- Horário de funcionamento das escolas a partir de 16/02/2024: das 08h às 12h e das 13h às 17h;
- A matrícula deverá ser realizada por um responsável legal,na escola designada, em horário a ser agendado.
Documentos necessários para matrícula:
- Original e cópia da Certidão de nascimento da criança;
- Original e cópia do Cartão do SUS da criança;
- Original e cópia da Carteira de vacina da criança atualizada (esquema vacinal em dia);
- Original e cópia do Comprovante de residência;
- Original e cópia do Documento de identificação e CPF do responsável legal pela criança;
- Original e cópia do Cartão do Programa Bolsa Família, caso seja beneficiário;
- Original e cópia do laudo médico, em caso de criança com deficiência – público alvo da Educação Especial.
Observações:
- Os pais que não aceitarem matricular na escola designada deverão comparecer no Setor de Matrículas e Transferências, junto a SMED, a partir de 19/02/2024 para verificar a possibilidade de vaga em outra escola;
- Horário de atendimento no Setor de Matrículas e Transferências no mês de fevereiro: de segunda a quinta, das 12h às 17h30 e na sexta-feira das 8h às 13h30.
Para quem perdeu os prazos das inscrições:
Quem perdeu o prazo de inscrição no edital para vagas de 1º ano do Ensino Fundamental, deverá comparecer no Setor de Matrículas e Transferências, junto a SMED, a partir de 19/02/2024.
Lista de Classificação Final dos Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, inscritos no período de 30/11/2023 a 29/12/2023 – Edital Nº 03/2023 – Ano Letivo 2024
Lista de Designação 1º ano 2024:
Da matrícula:
- A partir de 06/02/2024 as escolas farão o agendamento das matrículas junto aos pais/responsáveis, através do número de telefone informado na inscrição;
- Período de matrículas nas Escolas designadas – 06/02 a 09/02/2024;
- Horário de funcionamento das escolas: das 10h às 16h;
- A matrícula deverá ser realizada por um responsável legal,na escola designada, em horário a ser agendado.
Documentos necessários para matrícula:
- Original e cópia da Certidão de nascimento da criança;
- Original e cópia do Cartão do SUS da criança;
- Original e cópia da Carteira de vacina da criança atualizada (esquema vacinal em dia);
- Original e cópia do Comprovante de residência;
- Original e cópia do Documento de identificação e CPF do responsável legal pela criança;
- Original e cópia do Cartão do Programa Bolsa Família, caso seja beneficiário;
- Original e cópia do laudo médico, em caso de criança com deficiência – público alvo da Educação Especial.
Observações:
- Os pais que não aceitarem matricular na escola designada deverão comparecer no Setor de Matrículas e Transferências, junto a SMED, a partir de 08/02/2024 para verificar a possibilidade de vaga em outra escola;
- Horário de atendimento no Setor de Matrículas e Transferências: de segunda a quinta, das 12h às 17h30 e na sexta-feira das 8h às 13h30.
Inscrições após o prazo:
Quem perdeu o prazo de inscrição no edital para vagas de 1º ano do Ensino Fundamental, deverá realizar a inscrição no período de 24/01 a 07/02/2024.
– Quem pode ser inscrito? Crianças que completarem 6 (seis) anos até 31 de março de 2024.
– Link para inscrição:
https://sapucaia.educaweb.metaway.com.br/nina/v/publico
– Informações necessárias para inscrição:
- Nome e número do CPF do solicitante (pessoa que faz a inscrição);
- Número do Registro de Nascimento, nome completo da criança, data de nascimento e data de emissão da certidão (dados da Certidão de Nascimento);
- Endereço atualizado de residência da criança;
- Telefone atualizado e e-mail do responsável;
- Nome, data de nascimento e número do CPF da mãe da criança.
- Responsáveis com dificuldades no acesso à internet ou para preenchimento do cadastro podem procurar o Setor de Matrículas e Transferências, junto à Secretaria Municipal de Educação, de segunda a quinta, das 12h às 17h30 e na sexta-feira das 8h às 13h30.
– Critérios para inscrição: O responsável legal deve ser morador do município de Sapucaia do Sul.
– Divulgação dos resultados: 15 de fevereiro de 2024.
– Vagas:
- O aluno será designado para vaga disponível na escola mais próxima da sua residência, observando-se a disponibilidade de vagas nas escolas. (A identificação da distância da residência até a escola será feita pelo processo de geolocalização – com a latitude e longitude dos dados de endereço fornecidos na inscrição.)
- No caso de empate (mesma distância), será observada a ordem cronológica de inscrição do requerente.
- Não havendo vaga próximo ao endereço residencial, será ofertada vaga em outra escola, conforme disponibilidade e zoneamento das escolas.
– Período de inscrições: De 02 de outubro a 06 de novembro de 2023.
Lista de Classificação Final dos Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, inscritos no período de 02/10/2023 a 06/11/2023 – Edital Nº 03/2023 – Ano Letivo 2024
Lista de Designação 1º ano
Da matrícula:
• A partir de 14/11/2023 as escolas farão o agendamento das matrículas junto aos pais/responsáveis, através do número de telefone informado na inscrição;
• Período de matrículas nas Escolas designadas – 17/11 a 30/11/2023;
• Horário de funcionamento das escolas: das 08h às 12h e das 13h às 17h;
• A matrícula deverá ser realizada por um responsável legal, na escola designada, em horário a ser agendado.
Documentos necessários para matrícula:
• Original e cópia da Certidão de nascimento da criança;
• Original e cópia do Cartão do SUS da criança;
• Original e cópia da Carteira de vacina da criança atualizada (esquema vacinal em dia);
• Original e cópia do Comprovante de residência;
• Original e cópia do Documento de identificação e CPF do responsável legal pela criança;
• Original e cópia do Cartão do Bolsa Família, caso seja beneficiário;
• Original e cópia do laudo médico, em caso de criança com deficiência – público alvo da Educação Especial.
Observações:
• Os pais que não aceitarem matricular na escola designada deverão comparecer no Setor de Matrículas e Transferências, junto a SMED, no período de 17 a 30/11/2023 para verificar a possibilidade de vaga em outra escola;
• Horário de atendimento no Setor de Matrículas e Transferências: das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Inscrições após o prazo:
Quem perdeu o prazo de inscrição no edital para vagas de 1º ano do Ensino Fundamental, deverá realizar a inscrição no período de 30/11 a 29/12/2023.
– Quem pode ser inscrito? Crianças que completarem 6 (seis) anos até 31 de março de 2024.
– Link para inscrição:
https://sapucaia.educaweb.metaway.com.br/nina/v/publico
– Informações necessárias para inscrição:
▪ Nome e número do CPF do solicitante (pessoa que faz a inscrição);
▪ Número do Registro de Nascimento, nome completo da criança, data de nascimento e data de emissão da certidão (dados da Certidão de Nascimento);
▪ Endereço atualizado de residência da criança;
▪ Telefone atualizado e e-mail do responsável;
▪ Nome, data de nascimento e número do CPF da mãe da criança.
Responsáveis com dificuldades no acesso à internet ou para preenchimento do cadastro podem procurar o Setor de Matrículas e Transferências, junto à Secretaria Municipal de Educação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
– Critérios para inscrição: O responsável legal deve ser morador do município de Sapucaia do Sul.
– Divulgação dos resultados: 22 de janeiro de 2024.
– Vagas:
▪ O aluno será designado para vaga disponível na escola mais próxima da sua residência, observando-se a disponibilidade de vagas nas escolas. (A identificação da distância da residência até a escola será feita pelo processo de geolocalização – com a latitude e longitude dos dados de endereço fornecidos na inscrição.)
▪ No caso de empate (mesma distância), será observada a ordem cronológica de inscrição do requerente.
▪ Não havendo vaga próximo ao endereço residencial, será ofertada vaga em outra escola, conforme disponibilidade e zoneamento das escolas.
– Matrículas:
▪ As escolas farão o agendamento das matrículas junto aos pais/responsáveis através dos contatos informados na inscrição;
▪ A matrícula deverá ser realizada por um responsável legal, na escola designada, em horário a ser agendado.
Documentos necessários para matrícula:
• Original e cópia da Certidão de nascimento da criança;
• Original e cópia do Cartão do SUS da criança;
• Original e cópia da Carteira de vacina da criança atualizada (esquema vacinal em dia);
• Original e cópia do Comprovante de residência;
• Original e cópia do Documento de identificação e CPF do responsável legal pela criança;
• Original e cópia do Cartão do Bolsa Família, caso seja beneficiário;
• Original e cópia do laudo médico, em caso de criança com deficiência – público alvo da Educação Especial.